segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Bolo de limão e alecrim (04/09/2006)


Que delícia de bolo! Foi o que eu disse na primeira, segunda, terceira garfada... hummmm! A massa fica super úmida e macia! Meu receio fosse que o alecrim ficasse sobressaltado na massa mas, como disse a Karen, dá apenas um toque suave no bolo. Na receita fiz algumas alterações, que estão entre parênteses, mas creio que não é nada assim que mude radicalmente a receita. Talvez usando o pão branco, a textura fique mais firme.
Quis estrear minha assadeira em forma de margarida e como é cheia de reentrâncias, precisa ser muuuuuuito bem untada. Bom, a grande verdade é que não fiz direito a tarefa e o bolo teve que ser desenformado às colheradas! rsss
Ainda assim, consegui salvar um pedaço maior e tirar esta foto. Com certeza é um bolo que merece ser refeito e desenformado decentemente.


Bolo de limão e alecrim

55g de pão branco amanhecido (usei farinha de rosca do Japão)
100g de amêndoas sem casca (usei o farelo de amêndoas)
10ml (2 c chá) de folhas de alecrim fresco
200g de açúcar cristal
10ml (2 c chá) de fermento em pó
raspas da casca de um limão (usei o siciliano, amarelo, conforme pede a receita original)
200ml de azeite (usei o azeite extra virgem)
4 ovos batidos

Calda
suco de dois limões
125ml de água
60g de açúcar cristal
2 ramos de alecrim

açúcar de confeiteiro para enfeitar

Coloque o pão, amêndoas e as folhas de alecrim em um processador de alimentos e bata tudo até que fique o mais fino possível. Em uma tigela, junte esta mistura ao açúcar e ao fermento. Adicione as raspas de limão, o azeite e os ovos e misture bem.
Derrame a massa em uma forma de 22cm de diâmetro. Coloque no forno frio e ajuste a temperatura para 180C. Asse por 45-50min, ou até que o bolo doure e um palido inserido no meio da massa saía limpo. Deixe na forma por 5-10min para esfriar um pouco e depois desenforme sobre um prato.
Faça a calda aquecendo todos os ingredientes gentilmente. Mexa até dissolver o açúcar, eleve a temperatura e deixe ferver por 5 min. Deixe os ramos de alecrim na calda para dar mais sabor.
Faça furos no bolo e derrame a calda sobre toda a sua superfície. Deixe esfriar. Polvilhe o açúcar de confeiteiro com a ajuda de uma peneira e sirva com frutas cítricas com calda, berries e uma colherada de iogurte.

Nenhum comentário: