segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Onde está a essência do Japão: Kyoto


Se você vier ao Japão e não for ao Monte Fuji e não andar de trem bala, você não conheceu o Japão! Essa é uma velha piada a respeito do turismo no Japão. Eu, apesar de não ter conhecido ainda muitos lugares aqui, e espero conhecer antes de voltar à terrinha verde-amarela, acrescentaria à piada que é preciso conhecer a cidade de Kyoto.
Quando se fala em Japão, creio que a primeira coisa que se vem à cabeça são todos esses produtos tecnológicos de última geração, da cidade cosmopolita de Tokyo, de automóveis, enfim modernidade. Entrar em Kyoto é dar um mergulho no passado. Passear por suas vielas estreitas de pedra, contemplar templos antigos e jardins bem cuidados...você tem a impressão de ter viajado no tempo. De repente você depara com carros puxados por homens usando trajes do tempo do samurai, gueixas descendo uma ladeira, casas de paredes escurecidas pelo tempo...uau! Onde estou mesmo? Mas aí o homem da charrete quer 5 dólares apenas para tirar uma foto, os postes e antenas nas velhas casas mostram que você continua no país capitalista e tecnológico! rs Mas são pequenos detalhes que não atrapalham a magia dessa cidade!
Essa foi minha segunda viagem à Kyoto e creio que mesmo que fosse 10 vezes, ainda não conheceria todos os lugares encantadores dessa cidade. Esperávamos encontrar as cerejeiras em flor, mas infelizmente não foi possível. Havia uma ou outra árvore florida. Foi uma viagem de ir e voltar no mesmo dia. Domingo. Acordamos de madrugada, saímos cedo, enfrentando 4 horas de viagem na ida. Foram apenas 4 horas pela cidade, muito pouco! Tantos lugares para visitar, vontade de entrar em todas as lojas para ver os omiyagues (souveniers) e no final de muita correria, a longa volta para casa que levou mais de 6 horas por conta do trânsito intenso na saída de Kyoto e um acidente de caminhões na auto estrada. Mas OK, foi um domingo maravilhoso, com pessoas agradáveis e uma cidade encantadora! Espero voltar outra vez a essa cidade!
Quanto à comida, infelizmente o tempo escasso não nos permitiu desgustar uma refeição completa e típica na cidade, nos abastecemos apenas com um obentô servido no ônibus, que só pelo colorido nos fez lembrar que estamos finalmente na primavera! As casas de chá vendiam muitas guloseimas com machá (chá verde em pó) como nos sorvetes, recheios de chou creams e doces japoneses. O doce típico de Kyoto é o yatsuhashi, um doce em forma triangular recheado de doce de feijão. O tradicional é de massa branca recheada com doce de feijão escuro, mas existem muitas variedades de massa e recheios, esse da foto é de sakura (cerejeira).
Abaixo algumas fotos para vocês conhecerem um pouquinho dessa cidade!


Uma ou outra cerejeira já estava em flor.

Jardim de uma das casas.

Gueixas descendo a ladeira.


Detalhe de um dos templos visitados.


Bentô (marmita japonesa) que comemos na viagem de ônibus.


Yatsuhashi (doce típico de Kyoto, massa de arroz cozido e amassado recheado com doce de feijão branco)

Nenhum comentário: