segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Refogado de nigauri (30/07/2006)


Devido ao serviço, sofro de dores nos músculos dos ombros e pescoço. Praticamente fico olhando para baixo o dia todo e somente as mãos se movimentam. Tem horas que não sinto meu corpo de tão contraído que fica... ossos do ofício!
Por causa deste problema venho frequentando uma clínica de acupuntura faz alguns meses. A médica é muito gentil com suas agulhas, você quase não as sente. Saio de lá aliviada, leve e relaxada. Além disso, ela me dá muitas dicas de pratos japoneses. Esta é uma delas. O refogado não tem nada de diferente dos outros, mas quis colocar aqui para explicar como tirar um pouco do amargo do nigauri.
Nesta última vez, ela me deu alguns nigauris de sua horta. Nem preciso dizer que por terem sido colhidos no dia, seu sabor nem se compara com os comprados nos mercados. Quando você for comprá-los prefira os mais claros, são menos amargos e mais crocantes.

Refogado de nigauri

1 nigauri médio
3 fatias de bacon (usei presunto cru)
1 colher (sopa) de azeite de oliva extra virgem
1 dente de alho picado
sal e pimenta do reino à gosto

Lave bem o nigauri e corte ao meio no sentido do comprimento. Com a ajuda de uma colher, tire as sementes e a parte branca que se parece com algodão. Corte em fatias nem finas nem muito grossas, cerca de 1/2cm. Coloque numa tigela e salpique cerca de 1 colher (chá) de sal. Misture com a mão e deixe por uns 5 a 10 minutos. Lave e deixe escorrendo. Coloque uns 600ml de água para ferver. Quando abrir fervura, jogue o nigauri e deixe por 5 segundos. Escorra e lave com bastante água fria. Deixe escorrendo.
Refogue o alho no azeite numa frigideira em fogo forte. Junte o bacon picadinho. Deixe fritando por alguns instantes. Junte o nigauri e tempere com sal e pimenta. Cuidado porque o bacon já é salgado. Mexa bem para envolver bem o nigauri com o azeite e tempero. Deixe refogando por 1 ou 2 minutos e coloque no prato de servir.

Nigauris que ganhei da acupunturista.

Nenhum comentário: